30/04/2019

Rilakkuma e Kaoru: adultos também precisam relaxar

0
rilakkuma

Talvez um dos animes mais subestimados lançados recentemente (e há quem nem o considere como sendo um, por mais que se trate sim de uma animação japonesa), Rilakkuma e Kaoru (Rilakkuma to Kaoru-san) é o novo Wotakoi da vez: ainda que creditado como uma animação stop motion infantil, seu público alvo é, definitivamente, mulheres adultas.

Rilakkuma, personagem criado pela empresa San-X (mesma de Monokuro Boo e Tarepanda)  vizando estampar uma série de produtos, tem seu nome formado pela junção de relax (pronunciada rirakkusu, no japonês), o inglês para relaxar, com kuma, urso em japonês. Ele e seus dois companheiros, o outro urso Korilakkuma e o pássaro Kiiroitori, formam um trio que possui até lojas próprias espalhadas pela Ásia e EUA, a Rilakkuma Store, e seu próprio café temático.

Em 19 de abril, a Netflix lançou a animação produzida para o urso, contando com 13 episódios com cerca de 11 minutos cada, abordando temas da vida adulta através da personagem Kaoru, uma mulher solteira, que trabalha e encara diferentes desafios da vida adulta, como morar sozinha, se relacionar com colegas e interesses amorosos, lidar com dificuldades financeiras e o sonho de viajar ao exterior.

Uma das cenas mais engraçadas.

Uma das cenas mais engraçadas.

Cada episódio conta com uma lição e nem sempre as coisas terminam da melhor forma, mostrando que a vida é assim mesmo, nem sempre as coisas vão sair exatamente como você deseja e não tem problema nenhum em ser assim. Ainda que a presença de Rilakkuma e seus amigos na casa de Kaoru não seja explicada, eles acabam tendo papel ativo dentro das lições de Kaoru, honrando o papel de fazer a ela – e nós, expectadores – relaxarmos. Os episódios, que são curtinhos, acabam com uma sensação de leveza e, por mais que não suscitem grandes reflexões, às vezes são tudo o que você precisava ver para desligar a mente depois de um dia corrido de trabalho e outras atribulações do mundo adulto. É realmente muito fácil se identificar com uma série de situações que acontecem com Kaoru.

Não se deixe enganar pelo visual infantil de Rilakkuma e Kaoru. Além do roteiro interessante, a animação também é muito bonita e fluída, muito caprichada nos detalhes. A trilha sonora também é relaxada, não no sentido de mal feita, mas de passar a calma que a animação se propõe desde sua concepção. A Netflix acertou muito nesta produção e fico torcendo para que outras do tipo sejam feitas em um futuro breve. Deixo, a seguir, o trailer oficial. Você pode assistir aos 13 episódios completos clicando aqui.

Eu já era apaixonada pelo personagem há muitos anos (até ganhei um Rilakkuma de pelúcia de 90cm de altura do namorado uns anos atrás!) e não pude ficar mais feliz com o resultado final desta animação.

E você, já assistiu Rilakkuma e Kaoru? O que achou? =)

Ofertas de HQs e Mangás na Amazon!