10/10/2018

Primeiras Impressões – Gaikotsu Shotenin Honda-san

0
honda-san-cover

Já faz algum tempo desde o último post sobre primeiras impressões por aqui, mas isso aconteceu porque eu realmente não estava mais acompanhando nada que saía nas temporadas até então. Porém, dessa vez dois títulos me chamaram a atenção e resolvi dar uma chance para os primeiros episódios deles. Hoje trago as primeiras impressões do anime mais diferentão que essa temporada vai oferecer!

Gaikotsu Shotenin Honda-san (ガイコツ書店員本田さん, “Skeleton Bookstore Employee Honda“) é, provavelmente, o anime desta temporada (outono/2018) que eu mais tenho curiosidade em acompanhar.

Baseado no mangá de comédia homônimo de Honda (sim, o nome do(a) autor(a) é Honda também), o anime contará com 12 episódios de cerca de 11 minutos cada produzidos pelo estúdio DLE (mesmo de Thermae Romae), sendo que o primeiro foi lançado no dia 8 de outubro (que na verdade pode ser assistido pelo Crunchyroll desde o dia 7 aqui no Brasil). O mangá é lançado pela pixiv Comic (não tenho bem certeza da demografia dela), desde 2015, contando com 3 volumes fechados até o momento e sem tradução para o português ou inglês.

Enredo

A sinopse de Honda-san no Manga Updates não diz muita coisa sobre a história:

Honda-san é um esqueleto que trabalha em uma livraria, onde frequentemente tem que lidar com estrangeiros na seção de mangás.

É bem com isso que nos deparamos no primeiro episódio da animação. Honda-san trabalha em uma livraria, que, na verdade, está mais para uma loja de quadrinhos, e nos mostra que a vida de um funcionário de livraria não é exatamente como a maioria das pessoas pensa. Nesse primeiro episódio, Honda-san passa por diversas situações envolvendo clientes, alguns estrangeiros, em busca de mangás BL (Boys Love, histórias com relacionamentos amorosos entre homens).

O episódio é curtinho, mas muito divertido. Existem diversas referências a mangás e autores reais, todos censurados (ainda que facilmente identificáveis), e começamos a ter uma ideia de como são os outros funcionários da livraria (todos eles possuem alguma peculiaridade na cabeça – desde uma máscara médica medieval a uma cabeça de coelho) e o modo como Honda-san lida tanto com eles como com os clientes.

Pelo primeiro episódio não sei exatamente o que esperar dos próximos. Se seguirem o formato do primeiro, é possível que sejam episódicos, reunindo uma série de situações com algum gênero ou tipo de leitura em particular e seus clientes peculiares.

A melhor cena do primeiro episódio!

A melhor cena do primeiro episódio!

Animação

Acredito que o estúdio DLE está fazendo um ótimo trabalho com Honda-san. O traço não-convencional combina com uma animação também não-convencional. O destaque fica por conta das caras e bocas que nosso amado Honda-san faz. Convenhamos que não deve ser exatamente fácil expressar emoções através da face de um, bem, esqueleto.

Trilha sonora

A trilha sonora de Honda-san é bem vibrante, assim como as cores da animação. O destaque vai para os efeitos que acompanham as mudanças de emoção das personagens. Tudo muito simpático e divertido!

Abertura/Encerramento

O primeiro episódio de Honda-san não possuiu abertura do tipo que normalmente vemos em animes, com música e animação. Ela foi mais uma vírgula, com uns 2 ou 3 segundos de duração, indicando o nome do anime na arte e o nome sendo dito com uma voz sintetizada. Mas, no My Anime List estão listados os nomes da opening e ending, que devem aparecer nos próximos episódios. Elas se chamam “ISBN ~Inner Sound & Book’s Narrative~” por TECHNOBOYS PULCRAFT GREEN-FUND feat. Honda (Souma Saitou), e “Book-end, Happy-end” por TECHNOBOYS PULCRAFT GREEN-FUND feat. Hiroshi Takano.

Comentários Extras

A simpatia do Honda-san foi o que definitivamente me conquistou nesse primeiro episódio – na verdade, desde a primeira imagem de prévia que eu vi do anime. Eu não costumo colocar muita expectativa nesses animes mais curtinhos, porque sei que a história não vai poder ser desenvolvida do jeito convencional. Mas acredito que o formato funciona muito bem com histórias de comédia que se dão de forma episódica. Não sei se este vai ser o caso de Honda-san, mas o primeiro episódio me passou essa impressão. Devo dizer que estou ansiosa pelos próximos e definitivamente vou ver o anime completo.

Trailer

Confira abaixo o trailer de Gaikotsu Shotenin Honda-san!

Ofertas de HQs e Mangás na Amazon!