28/08/2017

Editora DarkSide e a edição de mangá mais caprichada já lançada: Fragmentos do Horror

0
junji-ito

Não podemos negar que as edições de mangás estão vindo cada vez mais bonitas para cá, não é mesmo? Colecionar Rurouni Kenshin, Fullmetal Alchemist e Berserk, em suas novas edições, tornou a estante de todos muito mais bonita. As editoras vêm apostando em papel de melhor qualidade, capas mais firmes e páginas coloridas. Mas, nenhuma edição está mais bonita do que o primeiro mangá lançado pela editora DarkSide, a coletânea de contos Fragmentos do Horror (Ma no Kakera, de 2013), do mestre do terror japonês, Junji Ito.

Quando a editora anunciou o mangá gerou uma forte expectativa. A capa seria dura? A qualidade geral seria como a dos livros lançados por ela? O preço elevado compensaria? Este é o primeiro quadrinho japonês lançado pela editora e o terceiro na linha de graphic novel (o quarto já está anunciado, Atômica: a cidade mais fria).

Spoiler: a edição está incrível. Eis as minhas respostas para estas questões:

Capa dura, verniz e muito medo

Quando coloquei minhas mãos na minha edição de Fragmentos do Horror (comprada em uma promoção da Amazon, saindo por R$27,50 – ainda em vigor quando fiz esta postagem) mal pude acreditar na qualidade da publicação. A capa, além de dura, conta com verniz localizado, estampando na capa inteirinha monstros surreais que só Junji Ito consegue criar. Este verniz segue o mesmo desenho da contra-capa, uma mistura de monstros prateados num fundo escuro.

Sobre o papel interno, não encontrei qual tipo foi utilizado, mas posso dizer que não é papel-jornal. É mais firme, algum offset de maior gramatura, o que vai muito bem com os desenhos com traços grossos e escuros do autor. Segue as especificações técnicas disponibilizadas pela própria DarkSide:

Título | Fragmentos do Horror
Autor | Junji Ito
Tradutora | Akemi Ono
Editora | DarkSide®
Edição | 1ª
Idioma | Português
Especificações | 224 páginas, capa dura
Dimensões | 14 x 21 cm
ISBN | 978-85-9454-036-2
Lançamento e Capa | 26.07.2017, R$54,90
Adicione | Skoob – Goodreads

Agora, sobre a história! Como eu disse antes, o volume conta com os 9 contos curtos – mas não menos assustadores – que Junji Ito reuniu e chamou de Fragmentos do Horror. Pode ter certeza de que vai encontrar histórias muito além dos clichês de horror, que mexem com o psicológico do leitor e deixam uma forte impressão depois da leitura. A DarkSide disponibilizou a seguinte sinopse:

FRAGMENTOS DO HORROR é uma coleção de histórias curtas, perfeitas para quem quer experimentar o que essa mente tão delirante é capaz de produzir. Ito-san oferece ao leitor nove encontros com o desconhecido. Cada quadrinho pode ser fatal, cuidado!

Entre as histórias da coletânea, temos uma mansão velha de madeira que gira sobre seus habitantes. Uma turma de dissecação com um assunto nada comum. Um funeral em que os mortos definitivamente não são postos para descansar. Variando do aterrorizante ao cômico, do erótico para o repugnante, essas histórias apresentam o retorno de Junji Ito há muito aguardado para o mundo do horror.

IMG_20170824_193411_392

Minha edição de Fragmentos do Horror! É possível perceber o verniz na parte da foto que saiu com mais brilho. Postei esta foto no Instagram do Pururin assim que ele chegou, siga-nos para ficar sempre por dentro das novidades!

Para concluir, acredito que, mesmo com o preço elevado, a obra vale a pena ser comprada e lida. Por se tratar de um volume único e com excelente acabamento, além, é claro, de ser uma obra de um dos autores clássicos do terro japonês, é uma excelente aquisição. Acredito que esta obra também é ideial para ser dada de presente praquele amigo que diz que mangá é coisa de criança. Ou para aquele que nunca leu nenhum, mas curte muito o gênero horror. Fica a dica!

Até a próxima, pessoal! E me contem o que acharam deste lançamento e se esperam que a DarkSide traga mais obras do gênero para cá (eu estou desejando muito isso!).