16/07/2016

Oh my ghostess

0
ohmyghostess

Eu não queria, de verdade, vir fazer uma recomendação de dorama de novo, tanto que estou segurando alguns que vi há algum tempo para resenhar mais tarde. Mas não consigo, gente. Preciso falar sobre o dorama que menos me deu expectativas até hoje e que mais me rendeu boas surpresas.

Oh my ghostess (오 나의 귀신님) é, a princípio, mais uma história sem graça e cheia de clichês sobre um cara rico e uma menina pobre que vê fantasmas. Já vimos isso antes em Master’s sun, não é? Mas o que posso dizer logo de cara é que você vai se surpreender muito ao longo dos 16 episódios desse drama.

Ele não é apenas uma comédia romântica com pitadas de sobrenatural – aliás, eu costumo fugir de doramas com temática sobrenatural principalmente porque acho os efeitos toscos e a inserção de eventos sobrenaturais extremamente forçada na história – mas uma trama recheada de mistérios e um dos relacionamentos em dorama mais gostosos de acompanhar de todos os tempos. Vem comigo conferir, sempre lembrando que tem um pouquinho de spoiler no caminho.

Na Bong-sun (Park Bo-young) é uma mulher de 28 anos que pode ver fantasmas desde sua infância, tendo herdado essa habilidade de sua avó xamã. Apesar das dificuldades que tem, como não conseguir dormir por estar sempre vendo fantasmas, Bong consegue emprego como ajudante de cozinha no restaurante do famoso chefe Kang Sun-woo (Jo Jung-suk). Ela gosta muito de cozinhar e possui uma paixão platônica pelo chefe desde antes de ser contratada, mas sua personalidade – submissa, vive pedindo desculpas mesmo se não cometeu o erro – faz com que Sun-woo a odeie.

ms15

A fantasma Shin Soon-ae (Kim Seul-gie) não lembra nem de sua vida nem do momento de sua morte. Durante os mais de dois anos desde que começou a vagar entre os vivos como fantasma, ela acredita que seu assunto a resolver na terra é sua virgindade. Por nunca ter conhecido os prazeres da vida, ela possui mulheres sedutoras e tenta consumar o ato com diversos homens, mas nunca obtém sucesso. Isto porque a vitalidade da maioria dos homens não é o suficiente para aguentar nem mesmo um beijo de uma fantasma. Uma xamã, Suh Bingo, captura a fantasma pois ela está indo contra as regras “de cima” possuindo todas aquelas garotas e a alerta do perigo de achar uma humana compatível e acabar presa para sempre.

Em um dia qualquer indo embora do trabalho, Na Bong-sun acaba possuída por Shin Soon-ae, enquanto esta fugia da xamã. Nesse momento, Shin Soon-ae percebe que achou a tal humana compatível e fica presa em Bong, sem saber nada sobre a humana que possuiu. Mesmo que sendo uma situação ruim para ambas, a fantasma não tem escolha e acaba passando a viver como Bong, trabalhando no restaurante e descobrindo que Bong havia sido despejada. Sem ter para onde ir, ela vai até o restaurante durante a noite e é surpreendida por Sun-woo, que mora em um apartamento bem modesto em cima do restaurante. Ela, então, passa a morar em um puxadinho ao lado de onde o chefe mora.

A fantasma possuindo o corpo de Bong aproveita para tentar seduzir todos os homens à sua volta. Nisso, ela descobre que o chefe é um homem de vitalidade o suficiente para ajudar ela a perder a virgindade e ir para o céu. A partir disso, ela traça esse objetivo enquanto acaba se lembrando aos poucos de como morreu. Talvez sua morte e sua ida para o céu não sejam tão simples como ela pensava.

ms15

Nesse meio tempo, a fantasma se apaixona pelo chefe Sun-woo, tornando Oh my ghostess num dos triângulos amorosos mais diferentes que já vi. É estranho perceber que existem três protagonistas na história, sendo um deles fantasma, mas com o tempo percebemos a relação entre eles e tudo se explica. Na Bong-sun também volta a fazer parte da história quando Soon-ae sai de seu corpo acidentalmente. Elas se tornam amigas e ajudam uma a outra, mudando a forma de Bong encarar seus poderes e a tornando uma pessoa melhor com o tempo.

O que mais me encantou foi a forma como a história passa de uma comédia romântica para uma boa história de mistério da metade para o final. A coisa fica cada vez mais interessante, é quase impossível não querer acompanhar. A grande maioria das personagens é boa e bem aproveitada. Devo dizer que só não gostei muito mesmo de duas, que podiam ter aparecido muito menos durante a história. Uma delas foi a PD Lee, que foi parte do triângulo amoroso inicial da história, mas que não teve realmente muito peso no desenvolvimento. A outra foi a mãe do chefe. Ela não foi uma daquelas mães que realmente fazem de tudo para se opor ao romance. Ela foi uma espécie de alívio cômico em muitas partes, mas não com muita graça. Não vou dizer que elas não precisariam existir na história. Talvez seja mais implicância minha mesmo.

ms15

Vi pessoas comentando que Bong não era uma boa personagem mas preciso discordar. Ela é gentil demais no início, é submissa demais, sofredora demais. Mas tudo isso para evidenciar seu crescimento com o desenvolvimento da história. Gostei muito da atuação de Park Bo-young, ela mudava muito quando interpretava a Bong e, a seguir, a fantasma. Eu gostei muito da interpretação da fantasma pelas duas atrizes, estavam bem sincronizadas. Gostei muito de Jo Jung-suk, ele fez um dos melhores mocinhos de dorama que já vi. No início estranhei ele por não ser tão bonitão quanto outros rapazes (como o Kim Soo-hyun, ah <3), mas ele acabou me conquistando com o tempo. Não foi apenas um cara rico que se apaixona pela pobre, é muito mais do que isso.

Enfim, eu realmente recomendo Oh my ghostess. Recomendo para quem não curte muito dorama com sobrenatural que nem eu era antes. Recomendo como primeiro dorama. E recomendo para qualquer fã de dorama que ainda não tenha dado uma chance para este, que foi sucesso quando saiu em 201, e eu finalmente conferi o porquê de ter feito sucesso. Não lembro de já ter visto outro dorama feito pela tvN, mas depois de atestar a qualidade desse, quero conferir outros. Sem falar que a abertura de Oh my ghostess é uma coisa fofa, não lembro de já ter visto nada igual.

Ah, não posso esquecer de comentar a parte mais importante: TEM BEIJO DE VERDADE, GENTE! Foi a maior surpresa, sério.

ms15

E você? Assitiu Oh my ghostess já? Se sim, me conte o que achou! Adoro saber a opinião de vocês. :)

Eu assisti no DramaFever.