28/03/2016

Software utilizado para fazer as animações do Studio Ghibli agora pode ser usado gratuitamente

0
mononoke

Uma notícia bem interessante para os fãs de animações! O software Toonz, que foi utilizado para gerar diversas animações do Studio Ghibli, como A Viagem de Chihiro, e também outras animações ocidentais, como Futurama, agora é open source e pode ser utilizado gratuitamente por qualquer um que queira fazer animações 2D.

Uma versão premium ainda estará disponível para empresas, mas, segundo as fontes, o preço será bem acessível. O acordo aconteceu após a empresa Dwango adiquirir os direitos do software, que anteriormente pertencia à Digital Video.

O Toonz está disponível desde 1993 e serve para transformar em vetor artes rasterizadas, e após isto, em animação 2D, acelerando o processo de criação das animações. No passado elas eram todas feitas à mão, e o Studio Ghibli passou a utilizar o software desde Princesa Mononoke. O Studio inclusive fez uma declaração através de Atsushi Oku, diretor de imagem. Ele disse que eles estão muito felizes por saberem da versão open source e que esperam que muitas pessoas passem a utilizá-la.

É uma notícia muito boa, não é mesmo? Espero que muitos se interessem em fazer animações e coisas interessantes surjam em breve. :)

Vi no Jovem Nerd.