20/01/2016

Primeiras impressões – Active Raid

0
active-raid

Hello pessoal, como vão? Sei que os posts das primeiras impressões da temporada estão meio demorados para sair.. Tá realmente foda isso… Mas, enfim, até o final da temporada sai as primeiras impressões de todos os animes, eu garanto xD. Sem mais delongas…

Active Raid: Kidou Kyoushuushitsu Dai Hachi Gakari é um anime original de gênero policial, ficção cientifica e mecha, produzido pelo estúdio Production IMS (Shinmai Maou no Testament, Date A Live, Inari, Konkon, Koi Iroha). Este anime tem previsão de 12 episódios para esta temporada, sendo aproximadamente 24 minutos o tempo de cada episódio.

Enredo: Active Raid se passa no Japão no futuro. A tecnologia existente está bem além da nossa. ACTIVE é uma nova unidade policial responsável por manter a ordem no mundo. Pelo o que dá para entender neste episódio é que existe mais de uma unidade ACTIVE pelo mundo.
Durante a história acompanhamos a protagonista, Kazari Asami, uma estagiária da polícia local que, após terminar seu estágio, é designada para a Divisão 5 de Segurança Pública Especial, Terceira Unidade de Assalto, Unidade 8.
A fama da unidade 8 não é boa. Os boatos que correm é que essa unidade é formada por um bando de incompetentes e foi criada graças a uma exigência do Ministro da Justiça. Devido à essas informações, Kazari acredita que seu trabalho será moleza. No caminho até a unidade, Kazari se mostra arrogante perante seus novos colegas que nem ao menos conhece até então. Ela pensa que devido à “incompetência” da unidade, depois dos diretores da polícia lerem um relatório escrito por Kazari, será o fim da unidade.
Kazari finalmente chega até a unidade e é recebida por seus colegas e, após as apresentações, todos eles começam sua primeira missão juntos com ela.
Dois indivíduos usando mechas (unidades Willwear) assaltam um banco e roubam muita quantidade de ouro do local. A missão da unidade 8 é perseguir os fugitivos e capturá-los.
O episódio se torna uma perseguição e cálculo de como os ladrões irão se comportar determinando a ação que os policiais tomam.
Por fim, a unidade 9 percebe que será necessário usar força física para capturar esses ladrões, então equipam dois de seus agentes, primeiro Sena Souichirou e algum tempo depois Kuroki Takeru, com seus mechas (bem similares a uma armadura, pois as peças se encaixam no corpo deles e não eles não “pilotam” e sim apenas se movimentam normalmente) e mandam eles para a ação de capturar os bandidos.
Usando algumas estratégias e evitando danos à cidade e seus cidadães, os bandidos são capturados e a novata Kazari consegue observar como será o dia-a-dia em sua nova unidade.

Animação: A animação é boa porém existe uma diferença visível de qualidade das imagens se compararmos com os animes feitos por estúdio grandes, como Production I.G. e Madhouse, por exemplo, mas as imagens parecem ser de qualidade menor apenas se ambos forem comparados em resolução FullHD.
Detalhe importante quanto às imagens e animação, eu particularmente, nunca vi até hoje um panorama de uma cidade de tão alta qualidade quanto neste anime. Simplesmente incrível.

Trilha sonora: A trilha sonora é boa, vale ressaltar as musiquinhas engraçadinhas nos momentos descontraídos. Isso foi algo que eu achei mais visível neste anime do que nos demais desta temporada até o momento.

Abertura/Encerramento: Neste anime a música de abertura é “Golden Life” por AKINO com bless4. Apesar de não ter ending visual neste episódio, a música “Toumei na Yozora (透明な夜空)” de Yuuka Aisaka é tocada ao final do episódio enquanto a Unidade 8 faz uma confraternização.

Comentários Extras: Um dos pontos que eu mais tinha gostado neste anime é a diferenciação da maioria dos demais animes do estilo, em que os personagens principais não são colegiais ou estudantes de algum lugar. Porém ao final do episódio nos deparamos com a informação de que alguns personagens são menores de idade. Isso não torna nada ruim, de forma alguma, mas achei bem desnecessário.
Apesar de ser um anime mecha, ele aparenta muito ser um sentai pois os mechas dos principais (pelo menos) não são robôs gigantes e sim armaduras.
O anime pode ser assistido com legendas em português pelo Crunchyroll.

Trailer: