28/11/2015

Mangá de Akiko Higashimura, Kakukaku Shikajika, vence o Media Arts Award

0
kakukaku

Foi anunciado pelo Ministério da Cultura do Japão nesta sexta-feira os vencedores dos prêmios do 19º Japan Media Arts Festival Awards. O grande prêmio para a divisão de mangás ficou com Kakukaku Shikajika, de Akiko Higashimura, autora de Kuragehime.

O mangá, publicado a partir de 2011 na revista Cocohana da Shueisha e finalizado com 5 volumes, é uma autobiografia da autora, iniciando quando Akiko Higashimura estava no terceiro ano do colegial. Através de seu amigo Futami, Akiko começa a ir a uma aula de artes liderada por Kenzou Hidaka, um professor intimidante que gasta muito de seu tempo gritando com seus alunos e mantendo-os focados em desenhar com o uso de uma espada de bambu. Akiko é inicialmente confundida com o comportamento do professor e seus colegas na classe, mas ela continua indo às aulas, tornando-se a autora de mangás que ela é hoje.

As obras que ganharam o Prêmio de Excelência são os mangás Awajima Hyakkei (A Hundred Scenes of Awajima), por Takako Shimura, Otōto no Otto (My Brother’s Husband), por Gengoroh Tagame, Kikai Jikake no Ai (Machinework Love), por Yoshiie Gōda, e o quadrinho português Non-working City, por Tingfung Ho. Apenas lembrando que, no japão, qualquer quadrinho, independente da origem, é chamado de mangá. O mesmo ocorre com anime e desenhos animados.

O grande prêmio da categoria de animação ficou com o curta francês, Rhizome, por Boris Labbé. Uma animação japonesa ganhou o Prêmio de Excelência, The Case of Hana & Alice, por Shunji Iwai, além de mais duas obras francesas, My Home short film, por Phuong Mai Nguyen, e o curta Yùl and the Snake , por Gabriel Haren, além do curta estoniano Isand (The Master), por Riho Unt.

O mangaká, animador, supervisor de animação e character designer Youchi Kotabe, responsável pela animação de diversos filmes de Pokemón e outras obras, recebeu o prêmio Realização Especial.

Todos os vencedores dos prêmios podem ser vistos no site do festival.

Vi no Anime News Network.